quarta-feira, 22 de abril de 2015

Fazendo história | Macambira & Querindina | Esperança/PB

Morte de 'imortais da ABL' inspira cordel na Flip
Obras que homenageiam Millôr Fernandes e Ivan Junqueira, 
João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna (Foto: Paola Fajonni/G1)
G1 (30/07/14) A morte recente de três membros da Academia Brasileira de Letras (ABL) inspirou a criação de um cordel que está sendo vendido nas ruas de Paraty durante a Festa Literária Internacional da cidade (Flip), que começa nesta quarta-feira (30). “A morte dos imortais”, de Fernando Rocha e Marinalva Bezerra, é uma homenagem a Ivan Junqueira, João Ubaldo Ribeiro e Ariano Suassuna, que morreram nos dias 3, 18 e 23 de julho, respectivamente.
Segundo os autores, de Esperança (PB), o livreto surgiu como uma forma de chamar a atenção para a importância dos escritores e para lembrar “o desfalque eles vão dar” no cenário brasileiro. Eles contam que a obra mostra um pouco da história dos três imortais e o que representavam para a cultura.
“A morte é traiçoeira/Mas enfim foi enganada/Levou três homens com ela/Mas fez uma trapalhada/Pois foram três imortais/Eles ganharam a parada”, relata um trecho do cordel.
A publicação começou a ser gestada no dia seguinte à morte de Suassuna, autor de “Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”.
“A gente achou que não ia dar tempo [de escrever], mas a morte dele não podia passar em branco na Flip”, diz Marinalva.
De acordo com o casal, a criação do cordel é uma tradição de família, mas eles começaram a escrever juntos apenas em 2003, apesar de estarem unidos há mais de 30 anos. Viajar para mostrar o trabalho que fazem já é um costume dos dois.

Leia Mais/Fonte: http://g1.globo.com/pop-arte/flip/2014/noticia/2014/07/morte-de-imortais-da-abl-inspira-cordel-na-flip.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossa história agradece as suas colaborações. Continue participando deste trabalho colaborativo.

Capas | A Evolução do Catolicismo na Paraíba | ECRF*

2000........................................ ... SD Outro trabalho do esperancense *Epaminondas Câmara, sobre a Paraíba, quanto à contribuiç...