Carnaval 2015.1 | Natal das Ala-ursas

Marré, homenageado
A decoração natalina mal estava sendo desmontada e as ala-ursas já tomavam conta da cidade. O “pancadão” das batucadas que não permitem mais o clássico canto “ala-ursa quer dinheiro, quem não der é pirangueiro”. Um gesto de mão estendida com ou sem uma cuia ou chapéu já é suficiente. Elas fazem a festa com a pequena ajuda dos menos apegados ao dinheiro.

Esse ano o Carnaval ocorre mais cedo que em 2014. Os brincantes se antecipam e, reformando fantasias ou confeccionando novas, estimulam as gerações. Crianças correm para ver e de medo; fazem suas fantasias e se adaptam como podem. Algumas usam uma máscara qualquer enquanto outras, principalmente as de menos posses, acorrem aos mestres brincantes para aprender as técnicas.

Zil Cavalcante, Marquinhos Pintor, Marré Gonçalves, Seu Pretinho... filhos e seguidores não medem esforços, apesar de todo contratempo e certo desencanto que permanentemente os acompanha. Nas camisas, estampas à mão informam da Ala-ursa MDP (Morro do Piolho).

MATA O VELHO – Além do barulho que já se ouve das sedes, onde turmas se reúnem para a farra, no sábado dia 07, um velho (preto velho) personagem saiu às ruas, acompanhado de triângulos, zabumbas, um oito-baixos, ganzá e agogô e, literalmente, fizeram a feira. Uma iniciativa de Marquinho Pintor.

As escolas de samba GRES Última Hora e Quero Mais circulam às noites em seus ensaios. A primeira, com samba enredo em homenagem a Zil Cavalcante, a segunda, revezando os instrumentos com Tribo e Troças!

CONCURSOS – O 4º concurso organizado por Marriete Delon, Nana e Fernando, ocorreu na tarde de domingo, 08, contando com 10 jurados, grande público e 26 brincantes, concorrendo em duas categorias (Mirim e Adulto). Na premiação, os mestres brincantes Marcone e Marré Gonçalves receberam comendas, os três primeiros colocados nas duas categorias, troféus, além de muitas medalhas. A comissão julgadora se cotizou e os dois primeiros colocados receberam uma doação em dinheiro.
Marcone, homenageado

O Concurso 2015 da Associação Afro-cultural Quero Mais, em parceria com a Prefeitura Municipal de Esperança ocorre na segunda-feira, 16, à tarde, no ala-ursódromo da Praça da Cultura, com três categorias, duas de ala-ursa (Principal e Mirim) e uma para máscaras Diversas; prêmio em dinheiro apenas para as fantasias de urso; troféu e medalhas para todas.

Comentários

Destaques

Arquitetura | Esquina de Bento Torres | AM

Registro | Alagamentos 2011 | CAPU*

Especial | Símbolos Municipais 3 | LG*

Registro | Alagamentos 2017 | CFCC*