C49-002 Se a Minha Esperança Fosse Menor que a Esperança Minha


[Inspirado em Zé da Luz, pelo Cordel do Fogo Encantado, travo uma batalha no condicional, tratando das nossas esperanças: sentimento e cidade. De quebra, os agentes que se julgam no poder de mudar nossos destinos são aqui alfinetados. Coméce vem acentuado para não ser lido por comesse e rimar com o afirmativo Césse (acabe) entre tantos êsses.]

I
Se o azul do céu morresse
Se o dia toda luz perdesse
Se hoje o mundo se acabasse.
(Como vôo de uma andorinha)
E assim eu me lascasse.
Só se essa cidadela fosse
Maior que a esperança minha.

II
Ai de quem ainda vivesse
Ai de quem permanecesse
Se isso tudo assim mudasse.
(No jogo das garrafinhas)
E a vida da gente decidisse.
Só se os anticristos fossem
Maior que esperança minha.

III
Que o fogo do inferno césse
E o astro-rei à noite acenda
Que hoje o mundo coméce.
(Como nasce uma estrelinha)
Só assim eu me calasse.
Mas se minha esperança fosse
Menor que essa cidadezinha.
IV
Ai do que nem sequer merece
Ai daquele que nem aprende
E, contudo, não se engrandece.
(Nem dão fim às panelinhas)
E em luta nem se ferisse.
Só se minha esperança fosse
Menor que a de um coroinha.

V
Se em preto o mar se virasse
Se o gelo polar derretesse
Se amanhã eu nem lembrasse.
(Meu canto triste em ladainha)
E como queira me matasse.
Só se o desesperado fosse
Maior que a esperança minha.

VI
Aí, se ajuntar o que padece,
O que jamais se rendesse
Nem com tudo se enganasse.
(Para acabar certas briguinhas)
Apesar do que não se abrace.
Nem se minha esperança fosse
Pior sem ela, rabo de sardinha.

VII
Se o dia em breu terminasse
Tristes sinos badalassem
Cada um do bucho cuidasse
Comendo um pote de farinha.
E assim mesmo me ferrasse…
Só se minha esperança fosse
Menor que a terra mesquinha.

• Extra •
Se esse estilo não me surgisse
Em sete sétimas não se movesse
E esses versos não se explicassem
Só renovassem a poesia minha…
Aí, se a forma de mim só risse,
Se essa norma minha não fosse
Quarenta e nove versos não tinha.


Evaldo Pedro Brasil da Costa
(02 de Novembro de 2007)

veja abaixo a primeira capa

Comentários

Destaques

Arquitetura | Esquina de Bento Torres | AM

Registro | Alagamentos 2011 | CAPU*

Especial | Símbolos Municipais 3 | LG*

Personagem | Bispo Francisco Menino | BJTH*