Allan Kardec e O Livro dos Espíritos



Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 03 de outubro de 1804 — Paris, 31 de março de 1869), foi educador, escritor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, notabilizou-se como o codificador do Espiritismo -neologismo por ele criado-, também denominado de Doutrina Espírita (1).
Lembrado este mês por seu aniversário, o pedagogo da Escola de Pestalozzi, dentre outras das qualidades típicas dos pensadores de sua época, segunda metade do século 19, depois de estar à beira do abismo do incognoscível, como diria o filósofo Herculano Pires, trouxe à luz a magistral Doutrina dos Espíritos, a partir de 1857, com a publicação da 1ª edição de O Livro dos Espíritos, em 18 de abril. Ainda com base no filósofo, se com Moisés apelamos a Deus, com Jesus tivemos a resposta, com a Doutrina Espírita, o diálogo se estabelece permanentemente.
(na ilustração, Pestalozzi educando órfãs)

PEDRO PAULO
PALESTRANTE DA NOITE

Neste domingo, o presidente da Sociedade de Estudos Espíritas Esperancense/SEEE, senhor Pedro Paulo da Costa Filho, tratará esta temática a partir das 19h30min, na sede social da entidade, que fica entre a Prefeitura Municipal de Esperança e o escritório local da Emater.

Essa palestra dá prosseguimento ao trabalho que os espíritas de Esperança, associados aos confrades do entorno, estão promovendo. Domingo passado, por exemplo, Jefferson Brito, da União Fraternal Espírita (Campina Grande) tratou de A Lei do Amor, introduzindo a temática a partir da vida de Maria de Madalena, concluindo com a importância de conhecer os cinco livros básicos da Doutrina Espírita.

AGENDE-SE:
A SEEE e o grupo de estudos Herculano Pires/GEHP estão com as atividades abaixo.

DOMINGO
Café com Jesus, pelas 09h00min
Palestra pública, a partir das 19h30min
Atendimento Fraterno e/ou Consulta Espiritual, pelas 21h00min

TERÇA
Estudo alternado (cada livro, terça sim, terça não), a partir das 19h30min
O que é o Espiritismo
O Livro dos Espíritos

QUARTA
Evangelhoterapia, a partir das 19h30min
O Evangelho segundo o Espiritismo
As mais belas parábolas de todos os tempos (ao lado)
Relaxamento, Vibração e Passes


QUINTA
Estudo alternado (cada livro, quinta sim, quinta não), a partir das 19h30min
Revisão ou Reafirmação da Doutrina Espírita? (abaixo)
O Evangelho segundo o Espiritismo (ao lado)



SEXTA
Estudo e prática da Mediunidade, a partir das 19h30min
Obsessão e Desobsessão: Profilaxia e Terapêutica Espírita


Saiba Mais:
(...) Emmanuel, certa vez, comparou o Velho Testamento a um apelo dos homens a Deus, e o Novo Testamento, à resposta de Deus. Aceitando essa imagem, podemos dizer que “O Livro dos Espíritos” é a síntese desse diálogo, é o momento em que segundo a definição de Hamelin, o apelo e a resposta se fundem na compreensão espiritual, abrindo caminho a uma nova fase da vida terrena. (...)
(J. Herculano Pires, Introdução ao Livro dos Espíritos, 1957, em http://www.aeradoespirito.net/LivrosCodEspirita/OLivrodosEspJHP.pdf)

(1) http://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

Comentários

Destaques

Arquitetura | Esquina de Bento Torres | AM

Registro | Alagamentos 2011 | CAPU*

Especial | Símbolos Municipais 3 | LG*

Personagem | Bispo Francisco Menino | BJTH*