Eventos | Concurso de Ala-ursas | Marquinho Pintor

2015
Recorte de um conjunto de Ala-ursas.
Tarde de domingo, dia 03, a Praça Antonio Bezerra ficou pequena para a realização da 6ª edição do tradicional concurso da São Francisco, organizado por Marquinhos Pintor, do Grupo Cultural Quero Mais, entre 16h e 18h30, apesar da planejada e anunciada prévia carnavalesca em São Miguel. Opções para as nossas escolhas.

O sol já descia ainda forte nos momentos iniciais, permitindo boas fotografias nas primeiras horas do evento. Nessa sexta edição desse concurso, 22 Ala-ursas concorreram a troféus e prêmio em dinheiro, na categoria Mirim e 08 na categoria Adulto.

Ala-onça!
No meio da Rua Antônio Bezerra, Marquinhos Pintor dava os comandos e recebia as comitivas das comunidades tradicionalmente participantes do certame: Morro do Piolho e São José (João Mendes e General Osório), além da representação da Escola de Samba Última Hora e do bairro Nova Esperança. Aos bandos, no ritmo das batucadas, atraindo e retraindo a gurizada que lotava a Praça, transformada em arquibancada para quem se apraz neste tipo de evento e para a Comissão Julgadora.

Inspirada no Minotauro
A mesa julgadora se formava com o professor Nerivan Oliveira, Naldo de Zezinho, a jovem Jéssika Ferreira, o vereador Joelmir Ribeiro (PTB) e comigo, tendo Marquinhos da Xerox como “fiscal”. Cada um de nós julgou, respectivamente, a partir dos seguintes critérios: batucada, evolução (dança), figurino, animação (reações da torcida) e originalidade, considerando ainda a presença do domador de Ala-ursa e a confecção das máscaras. Aos poucos, os brincantes não estão participando com máscaras industriais, embora possam se inspirar nelas. Uma das Ala-ursas adulta, por isso, não competiu e, apenas uma participou na categoria Mirim.

Ala-ursa Bonecão.
Por ainda não haver inscrição prévia e batismo das Ala-ursas, desconhecemos seus brincantes, o que mantém até para os jurados o mistério que envolve a brincadeira. Mas, registre-se que apenas a 3ª colocada (Mirim) foi da Comunidade São Francisco (475 pontos). Dentre as vencedoras na categoria Adulto, chamaria a 3ª colocada de “Ala onça”, pela semelhança com os felinos em máscara e figurino. A Última Hora inovou e trouxe dentre tantas Ala-ursas a fusão com o Boneco de Olinda (2º lugar) e, da General Osório, com a nota máxima em todos os critérios, numa surpreendente performance, a Ala-ursa de duas cabeças e quatro braços, em primeiro lugar, com 500 pontos, inspirada no Minotauro.

Comentários

  1. Evaldo brasil divulgue o 6°concurso de ala ursa do grupo cultural quero mais e a escola de samba e as demais atividades que realizamos esse no a praça da televisão foi o nosso cenário para o evento cultura ,se possível acesse o nosso blog .obrigado. artista plastico e ativista cultural marquinho pintor.

    ResponderExcluir
  2. valeu Evaldo Brasil ,a foto ficou muito boa , QUE ALA ONÇA LEGAL. AXE CAPOEIRA -A ALA URSA QUE DINHEIRO QUEM NAO DÁ É PIRANGUEIRO.Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Destaques

Arquitetura | Esquina de Bento Torres | AM

Registro | Alagamentos 2011 | CAPU*

Especial | Símbolos Municipais 3 | LG*

Personagem | Bispo Francisco Menino | BJTH*