quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Silvino Olavo, agente ativo nos anos 20


Recebi do confrade Rau Ferreira, por correio eletrônico, quatro recortes das suas pesquisas, dando conta da presença do nosso Poeta Maior nos eventos sociais, entre poetas e desportistas.

Entre 1923 e 1927, circulava nas páginas de A Noite/RJ, de 31/08/1923 e de 12/10/1927; O Imparcial/RJ, de 02/06/1924; e Correio da Manhã/RJ, de 11/10/1927. Ele entre Pernambuco e Rio de Janeiro, então nossa Capital.


Não é de se estranhar que entre 1924 e 1927 publique Cysnes, livro de poesias lançado no Rio de Janeiro e a tese de conclusão de curso Estética do Direito, também lá. Em 22 de maio de 1925 profira o célebre discurso “Esperança, Lírio Verde da Borborema”, por ocasião da visita de João Suassuna, então “presidente do Estado da Parahyba”, para inaugurar o Serviço de Iluminação Urbana da quase cidade Esperança. E em 1927, na Capital do Brasil, lança Sombra Iluminada, bem como Cordialidade, Estudo Literário, 1ª Série, que teria sido lançado em Nova Iorque, EUA.


Agente ativo naquela década sem perder o vínculo com Esperança, Silvino Olavo esteve fazendo “a leitura de seu livro de versos” (23) e dividindo o palco com Murillo Araújo e Gomes Filho (24) em Pernambuco; marcando presença nas homenagens da delegação desportiva Parahybana à imprensa carioca, fazendo parte de ambas (27).


Mas, que não pareça que naqueles tempos difíceis as coisas fossem mais fáceis que hoje. Só em agosto de 1985 é que ele ressurgiria pelo trabalho de Roberto Cardoso e Marinaldo Francisco (Cisnes e Sombra Iluminada). A partir de então todos sabem! E agora, temos Rau Ferreira, o agente ativo dos anos atuais.

Evaldo Brasil, 09/01/13

3 comentários:

  1. Obrigado Evaldo, ainda bem que alguém se lembra. Não fosse a sua intervenção, estaríamos todos fadados ao descaso cultural!

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

    ResponderExcluir
  2. As botijas do chá e da água, que eu acerbo; dou por sugestão antes uma imagem de uma boa garrafa de vinho?!... Que dizes?!... São gostos, (claro) mas a estética e a oxigeusia decerto acompanham esta minha ideia!...
    Abraço «ex-corde» marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizemos por aqui, se queres vinho, venha! Sugestão aceita e bem vinda. Este espaço estava com pouco uso, volta querendo experimentar... Aguardemos!

      Excluir

Nossa história agradece as suas colaborações. Continue participando deste trabalho colaborativo.

Capas | Colisão entre PPE e GCD | FAUJ*

2010........................................ ... SD Trabalho do esperancense *Fábio Ataíde, sobre o universo jurídico. ACERVO: Rau Ferreira ...