O rosário do povo criacionista IV

CORDEL 49.58
(4ª Lista: parentes, companheiros, amigos e conhecidos)

I
Continuando a seqüência
Eu agora rimo pra mim,
Cito parentes de perto:
Nerivan virou o Nerim:
Lane reduziu o nome e
Eu confundo com Dilane
E Nerivaldo é o Neguim.

II
Mita, Milene e Neném
Birico, Vandó e Rafinha
Novo, Fia e Miminim
Léo, Gambá, e Toinha:
Madame, Dadá e Mako
Usibibo, Rei-nê e Nato
Nildá, Cila e Batatinha.

III
Véi-do-saco e Manqueza
Vó Mãe-nana e Vozinha
Junico, Gogô, Cocada
Isa, Dena e Luquinha.
Erikita, Manha e Biano
Sam e Sá, I-ía e Ciano
Duda, Naná e Maguinha.

IV
E os companheiros de luta
Aqui vêm comparecer,
Chico-de-iaiá e Jaymão
Estevão, Cérmio e Bererê:
Bacaninha, Joca e Makito,
Dedé, Tica, Clebé, Zezito
Dona-neném e João-do-PT.

V
Meus amigos de trabalho
Dos considerados por mim
Listo quem agora lembro
Dôra, Nicó, Beto-maguim.
Querida, Cumade e Janinha
Pedito, Katita e Carminha.
Berna, Cara-crachá, Vanim.

VI
Conheço a todo cristão
Aqui citados nesta lista
Rimo assim do Begão
Dona-chiquinha e Tista:
Com Cisim, Caguim e Pi
Bebezão, Rubão e Tití
Antim e Chico-dentista.

VII
No quartel dos apelidos
Eu finalizo de bandeja,
A rima dos parecidos
Na fluência da peleja:
Lalá, Lalau e Lalinha
Vera, Veruska e Verinha
Bela, Belinha e Beleza*.

*E aqui completamos 229 apelidos, a maioria carinhosos, reduções, variações ou acréscimos aos nomes próprios.

Evaldo Pedro Brasil da Costa
(18 de Abril de 2008)

Comentários

Destaques

Arquitetura | Esquina de Bento Torres | AM

Registro | Alagamentos 2011 | CAPU*

Especial | Símbolos Municipais 3 | LG*

Registro | Alagamentos 2017 | CFCC*