Coluna | Artefatos Etc. | Virtual

...

Artefato 3
Estou sem net. Sem poder desenvolver o papel que me propunha de visitar os sites e blogs de Esperança e acrescentar, sugerir correções, enfim, construir colaborativamente a nossa história recente, buscando no passado as informações para que os registros sejam os mais precisos possíveis. Resta esperar por um projeto audacioso como o que, em Campina Grande, anuncia o prefeito Veneziano Vital: internet gratuita para todos. Até lá, procuro um plano de fim de semana, pré-pago, modem. Algo assim.

Digitalizações
Nesse meio tempo venho digitalizando alguns documentos (extra)oficiais. Copiei, de alunos sensibilizados em arquivar a nossa história, a publicação de prestação de contas do primeiro mandato de Luiz Martins. Ele mandava ver. São 28 páginas impressas tipograficamente: “cinco anos de governo 1963 1968 Administração do Prefeito LUIS MARTINS DE OLIVEIRA”. Estou trabalhando os de 73-76 e 83-88; ambos com 20 páginas. De lá para cá, creio, não teremos muitos arquivos. No quarto mandato não mandava e os sucessores, exceto uma publicação ilegível, tipo panfleto, não publicaram prestação de contas. Talvez a última de Luiz Martins se resuma ao Novo Tempo, edição especial dos 70 anos de Esperança, em 95. Era ele? Se os outros publicaram, desconheço. Vendo e lendo o material, tem hora que acho que “Seu Luiz” pode ter sido o maior prefeito que Esperança já teve. E olhe que fiz parte do coro de críticos nos dois últimos mandatos.

Entrelinhas
“Ao contrário do que muitos pensam, muitos pensam ao contrário”. Esse trocadilho é de Jésus Rocha, conforme Carlos D’Alma. E ainda há quem pense que pensa por si só.

Palíndromos
Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos! Talvez esse seja o mais famoso: Em 2007 criei alguns. O Mário fala: Alá, foi ramo!, da paralisia facial. Ué? O bolo do lobo, eu?, traduzindo Omni lupus omini, máxima romana. Topa essa ginástica?

Por fim...
Essa coluna pode ser o fim, se não me der o direito de internet no fim de semana, até fevereiro.

Comentários

  1. Digitalização: eu quero! Muito boa esta sua iniciativa de preservar a memória local digitalizando o nosso acervo escrito. O que foi escrito fica e serve de parâmetro para outros ou outras. Gostaria de ter acesso a esse material, se possível envie para meu e-mail. A história esperancense e eu, em particular, agradecemos de coração.

    Um forte abraço e parabéns pela inovação cultural, como sempre!

    Rau Ferreira
    Blog: História Esperancense
    http://historiaesperancense.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Destaques

Arquitetura | Esquina de Bento Torres | AM

Registro | Alagamentos 2011 | CAPU*

Especial | Símbolos Municipais 3 | LG*

Personagem | Bispo Francisco Menino | BJTH*